<p>******)FILHA DO SOL E DA lUA(******</p>: Na aula de negócios

Monday, July 31, 2006

Na aula de negócios

_Vamos começar com "O QUE O SEU FREGUÊS, CLIENTE, PACIENTE" espera de você quanto ao atendimento.

Quero um exemplo negativo de como foste um dia mal atendido ou mal atendida. Podemos começar pela senhora, dona...

_Ella. Ella Bitencourt.

_Ok, qual uma lembrança de terem lhe atendido mal?

_Eu estava com minha sobrinha, na Terra, em um dos postinhos do Tudo de Bom, fast food, e pedimos um sorvete com cobertura em cima. O rapaz que serviu parecia um novato. Ele deixou escorregar a calda de chocolate nos dedos. Achei que a calda fosse quente, mas bem percebi que felizmente não estava quente, pois ele não expressou dor alguma. Então ele entregou o sorvete para sua colega e lambeu dos dedos, acho que lambeu uns três dedos na minha frente. Depois de tê-los lambido ele lavou as mãos apenas com água sem passar sabonete e secou-as no primeiro paninho que se encontrava a sua disposição. Então peqou o sorvete com a mão e me serviu como se nada tivesse acontecido. Eu fiquei pasma e estarrecida. Sei que poderia causar um desastre na vida de alguém por isso me calei. Deixei todos os meus nojos de lado e pedi outro guardanapo pois a calda escorria inclusive pelo guarda-napo. Eu comi aquele sorvete e nunca mais.

_Ótimo.

_Agora uma história sobre bom atendimento. A senhorita, por favor:

Carla Beatriz...

Eu estava comprando para mim um lápis de sombrancelhas. Estava vendo todos os lápis e estava sem os meus óculos. Uma moça me ofereceu ajuda. Eu lhe disse: não sei se você pode me ajudar, estou vendo um lápis de sobrancelhas para mim neste pote que seu colega me alcançou. Ela me disse que alguns daqueles lápis eram labiais e outros era cajais para olhos. Eu costumo usar cajal na sombrancelha, mas não lápis para lábios que é mais macio. Fiz a compra certa.

_Mais exemplos positivos?

_Sim. Meu nome é Virgínia. Eu me operei e quando fui para casa o médico telefonou para ver como estava minha operação fora do hospital no primeiro dia quando eu não estava muito bem e no no terceiro quando eu já estava melhor. Isso foi antes de eu comparecer a consulta.

_Mais algum exemplo positivo?

_Sim. Eu. Meu nome é Cíntia. Eu comprei uma revista sobre jardinagem, pois este foi meu hobbie na Terra. Quando voltei a banca o rapaz que atende lá, acho que até hoje me perguntou se eu tinha gostado desta compra. Eu disse que sim.

_Mais algum exemplo por favor? O senhor, como é seu nome?

Meu nome é Augustus. Augustos Prestes.

Eu estava conversando com o dono da banca em que costumo ir e ele me apresentou um DVD, O Pianista. Um excelente filme sobre um judeu pianista no tempo da Segunda Guerra Mundial. Ele

me disse: Leva este DVD aqui, cara! Se tu não gostares deste filme não precisa falar mais comigo. Diante de uma argumentação tão incisiva eu não tive outra escolha e levei o DVD. Continuo falando com ele, lógico.

RISOS NA PLATÉIA...

_Conclusão. O que podemos concluir?

Uma mocinha levantou o dedo:

_Podemos concluir que o consumidor aprecia ter informações verdadeiras sobre o produto. Isso pode não fazê-lo vender na hora, mas o freguês obtendo informações verdadeiras sobre o produto irá voltar a loja.

_Parabéns! E o que mais podemos concluir?

_Olá, meu nome é Sara. Podemos concluir que além de informar o freguês com sinceridade o vendedor ou profissional qualquer deve estar muito bem informado sobre o que oferece.

Além disso são muito importantes as condições de higiene.

Ah...e o freguês também gosta de saber se há preocupação verdadeira em relação a sua satisfação. Isso já é um requinte em termos de venda que não se vê muito.

_Ótimo!

_Vocês acham que isso é a regra no Planeta Terra, em termos de vendas e consumo?

_Nãoooooooooooo!

Responderam todos juntos.

_Não. Pois, assim as coisas vão mal se não melhorarmos neste aspecto. Agora vamos ao próximo item...