Que é isso, Dorothéia?
_Tia, eu estava na cozinha e preparava um rizoto. Coloquei água de mais, pois percebi que ele olhava seduzido para outras mulheres no computador e chegou como sempre muito quieto, com aquele jeitão.
_Jeitão de que, Doro?
_Jeitão de quem não liga nada prá mim. Como se eu estivesse transparente.
_E esse não seria o jeito dele?
_É. Mas, para as outras ele não é assim.
_Para as outras ele não é ele mesmo. Para você ele é ele mesmo.
_E eu justifiquei que o arroz ficou assim por causa da mulher que ele olhava na internet. Estava no fotolog dela olhando e olhando fixamente enquanto uma baba parecia escorrer do canto da boca.
_Serviu o arroz e disse que poderia ter ficado melhor?
_Sim, como o arroz de quando estou inspirada.
_Uma cozinheira se conhece pelo arroz, Dorothéia.
_É por isso que eu não sou uma cozinheira. Eu preciso de muita calma, muita inspiração e concentração para fazer um arroz gostoso e no ponto. Se as coisas não vão bem erro até o arroz de saquinho.
_Da próxima vez põe pimenta no arroz dele.
_He...he...
_Sabe, Dorothéia, a ingratidão é uma forma de burrice espiritual.
_É mesmo?!?
_Continue caprichando. Não carregue a burrice dele, minha flor!
_Caprichando?
_Sim. Em tudo. Aquilo que você faz deve revelar você e não os outros. Quando você permite que as coisas que você faz revelem os problemas dos outros você está sendo tão ruim quanto os outros.
_É...
_Seu arroz pode continuar bom e o teu marido ruim. Separe bem o que é seu do que é dele e deixe-o com suas ilusões, com sua ingratidão, com as mulheres que nunca vão preparar-lhe nada. Então cuide bem do teu ambiente.
_Não seria machista isso?
_Machista seria você não reclamar, não dizer o que sente e não ter nem sequer obrigações de coidar do que é teu.
_Eu perco o controle e erro.
_Natural...Mas, eu sei que você pode colocar a razão em primeiro lugar e amar mais a si mesma do que a qualquer outra pessoa e assim se revelar nas suas habilidades.
_Vou tentar.
_Você estuda, trabalha fora e só cozinha nos fins de semana se quizer. Se cozinhar cozinhe!Se estudar, estude! Se namorar, namore! Mas, não deixe de dar uma atençãozinha prá titia véia.
_E poderia?
<< Home