<p>******)FILHA DO SOL E DA lUA(******</p>: Pavilhão de Mulheres

Monday, July 24, 2006

Pavilhão de Mulheres

Um pavilhão de mulheres pode lembrar logo de um hospício, mas não é disso que estou falando.
Recomendo um filme muito bonito que assisti em DVD neste PC, com Willeam Danfoe e Luo Yann. O filme se passa na China dos anos 30 e a Guerra é um detalhe deste filme. Não sei realmente como o filme pode ser classificado como um Romance Épico e Histórico, conforme pesquisei brevemente aqui na internet. Não sou preparada para classificações, mas eu classificaria o filme como Romance Dramático e estava na prateleira dos dramas da locadora.
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Um padre e uma mulher.
A mulher do padre. Acontece...
Um americano loiro e uma chinesa...
Quarentões muito bonitos...
Pessoas muito bondosas
buscando sua liberdade para não
apenas sobreviver,
mas viver dignamente...
Como se vive dignamente afinal?
O fime pode dizer algo sobre isso, busquemos...
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O filme demonstra aquela saturação com uma vida que aos 4o anos acaba se tornando somente uma série de obrigações para a mulher submetida a uma cultura completemente machista e embora do ponto de vista do Ocidente, conforme mostra no filme, havemos de convir que a cultura até hoje continua machista. Assim podemos ver as raizes do machismo. Podemos entender mais profundamente um homem como este padre médico do filme naquilo que o faz ser amado de verdade, embora ele seja um homem ideal pela sua coragem, dedicação social e idéias tão libertárias que seriam incomuns em um padre.

Quando tirei este filme pensei que o grau de sensualidade e erotismo nele fosse maior, mas isso não prejudicou meu interesse. Com sutis nuances de sensualidade em alguns gestos e na fotografia o filme é um romance daqueles com herói e princesa amam juntos olhando não para si mesmos, mas na mesma direção como quizera uma velha frase que aprendi na adolescencia: "amar não é olharmos um para o outro, mas olhar juntos na mesma direção." Mas, nesta frase fica faltando um pedaço. Vemos no filme a fraqueza do gesto de um esposo que exige da esposa a felação quando esta não está sentindo nenhum prazer e não existe preocupação alguma do marido em proporcionar-lhe algum prazer ou vontade e já está farta disso. E o marido oriental diz para a sua amada: Faça isso, apenas o faça; empurrando a sua cabeça para baixo quando ela já está cansada de ser submetida. Esta mulher está tão submetida que também submete arranjando outra escrava dos prazeres masculinos como ela, consegue uma jovem segunda esposa para se aposentar do casamento e tranqüilamente lê um livro enquanto a uma pobre menina é praticamente violentada, sendo que tal gesto bruto não chega a ser um estrupo, mas uma atitude cultural. O padre peca com tanta conficção ao tocar sua amada que não necessita consumar algum ato sexual diante de espectadores esperançosos para sabermos que no momento em que este ato realizou-se ele foi perfeito tal o fervor dos beijos apaixonados e do que significa o verdadeiro amor entre um homem e uma mulher. O sentido da vida não está neste amor tão intenso para o padre, mas está no seu orfanato, já o tempero da vida como podemos ver para ele, o loiro mais bonito que tenho visto, é um tempero chinês.

A resolução deste amor impossível se dá em outro lugar do cosmos que não a terra, como no romance que estou escrevendo. A lguns podem achá-la fantasiosa, mas esta resolução rompe com a tragédia com que terminam os grandes amores e será que toda história de amor precisa terminar do mesmo jeito? O final faz parte da mensagem. Será que o tal de grande amor fatal já era? Espero que sim. Se rompermos com tanatus e tivermos eros, tanatus e eros novamente será um avanço ou o amor romântico está fadado a sua própria desmistificação quando o amor romântico tem esta função tão bela de questionar os costumes e incrementar o refinamento da cultura diante de valores, aqueles valores que você verá crescendo no final deste romance. Não perca!

Veja este filme e não se baseie pelas minhas limitações. É um filme muito lindo mesmo.

Referências na internet via Google: veja aqui.