<p>******)FILHA DO SOL E DA lUA(******</p>: October 2006

Sunday, October 29, 2006

Erro?

Não existe erro em Arte. Existe erro em Vida?

A pergunta é menos importante do que o seguinte. A gente vai por um caminho e se desvia dele e seja qual for o rumo é preciso se responsabilizar por este rumo, assumi-lo e vivenciá-lo, construí-lo com base e acabamentos seguros e convincentes, talvez tão convincetes que possam convencer até mesmo aos demais. E neste caso não há erros, mas escolhas assumidas.

Um chamado "erro" pode ser um desvio para algo novo, para uma invensão diferente. Isso depende de como assumimos este desvio e cuidamos dele. É o que poderiamos chamar de "ops".

"Ops" teve um erro de script por aqui e por isso estou escrevendo este novo post quando já poderia ter desligado o computador para cuidar de outros interesses.

Este dia

Um certo clima de tensão invade nossa atmosfera por causa da eleição. Cada um querendo provar suas idéias. Uma brincadeira pode ser um fator de risco. Melhor com pouca pimenta. E poderiamos fazer a metáfora dos galos de rinha para entender melhor um debate. O importante pode acabar sendo mais a defesa pessoal nos ataques do que a defesa dos interesses partidários, do que a defesa de uma ideologia. E este é um ponto de vista pessoal do que realmente ocorreu nestes debates, apesar da qualidade deles estar melhorando aos pouquinhos. Depois o povo troça das bofetadas verbais que o candidato adversário da tese de cada um levou e os dois candidatos realmente levam.

Neste último debate senti muito sono por causa da constante citação de números. Números me causam sono assim como aquelas musiquinhas de video games. Cada um com seus números e um pergunta para o outro de onde saíram afinal aqueles números.

Agora aguardo com alguma ansiedade o resultado que não tarda a chegar e teremos um Brasil assim ou assado, de qualquer forma conforme prometeram nossos ilustres candidatos, teremos em terras brasileiras uma verdadeira Passárgada ou quase.

É complicado envelhecer aos poucos sem a gente se tornar irônica. Aqueles bem jovens que podem estar lendo isso um dia compreenderão. Mas, cuidado! Pimenta de mais faz mal. Uma brincadeirinha pode se transformar numa discussão acolourada de mais. Eu é que o diga. E por isso desejei para algumas pessoas "paz e amor" na eleição. É mais necessário desejar isso na eleição do que no Natal que por sinal já está próximo, bem próximo e quem brigar agora vai ter muito o que se arrepender lá pelo final de ano no exame de consciência.

Minha consciência está quase em paz. Se vou por um lado ou por outro sempre se perde alguma coisa pelos caminhos. Carrego uma nostalgia em cada passo. Ela pesa. Quero parar de julgar tanto as pessoas e de ser julgada, mas não quero abrir mão da escolha das horas feita por mim mesma de como elas devam ser vividas e desejo que esta escolha seja feita sempre com amor e não com sacrifício. Só mesmo o amor justificaria o sacrifício, mas não não há sacrifício para quem ama e segue este caminho traçado pelo coração. Fiquei romântica? Talvez na forma. O conteúdo é o que importa.

Desejo sinceramente a renda do Brasil redistribuida. Desejo que cada família possa ter o que comer, o que vestir e receba educação suficiente ao menos para termos no país muitos técnicos e um número suficiente de profissionais formados. Desejo que todas as pessoas vivam uma vida digna. Tomara! Coloco coração no meu desejo.

Não sou destas pessoas com pendor para política. Não sei lidar bem com isso. Desejo que os governantes recebam a contribuição política de uma cidadã comum como eu, apenas mais alguém que defende terminado tipo de idéias que pode combinar melhor com tederminado grupo de pessoas.

Desejo que esta coisa tão chata que é a política mal vivenciada por nós deixe de ser fofoca, caso de polícia e passe a ser um dia uma discução de cunho puramente ideológico onde possa se estabelecer diálogos não ofensivos, sem ataques as idéias alheias, sem chamamento a discutir daqueles que não estão a fim de discutir por isso. Uma forte camada de ódio paira no espaço durante estes dias de eleição e por muito tempo num país que parece respirar política e onde a imprensa de modo geral não tem respeito, não tem parcialidade suficiente para abordar assuntos desta natureza.

Os casos de polícia devem ser tratados como casos de polícia. Não importa se quem pratica crimes ou contravenções é deste ou daquele partido. Estas pessoas precisam ser punidas de acordo com a lei que igual para todos. Ninguém pratica um crime por ser capitalista ou socialista, por ser do PT ou do PSDB, etc. Acho até que estas pessoas corrompidas e corruptores nem têm partido político, religião ou idéias próprias. Creio que estas pessoas buscam para si poder externo e para tanto se utilizam de qualquer outra pessoa ou instituição como meio de alçançar seus próprios fins egoístas. Por falar nisso hoje o caso do dossié está tão complicado que quem disser que entendeu tudo usou bola de cristal.

Desejo que você que está lendo estas linhas encontre o que for melhor nesta vida para você mesmo para realizar sua verdadeira missão e propósito por aqui. Desejo de coração!

Mudando de assunto, não quero saber o que você pensa de mim ou do que escrevo, quero saber o que eu penso de mim. E estou pensando sempre.

Friday, October 20, 2006

Uma nova geração



dada. Isso mesmo: dadadada...da...da...dadadada...porque não queremos um mundo surrealista. Não mais. E a mente precisa repousar a mente agitada pelo que não dá mais para compreender.
Quanta coisa absurda, visto? Você não acha, não? Eu acho. O mundo virado de cabeça para baixo e por isso mesmo dá vontade de dadair. São tendências... e um movimento assim vai acontecer mesmo:

Onde: Atelier da Prefeitura-Porto Alegre, na Rua Érico Veríssimo
Quando: Quarta-feira a tarde - acho que das duas as seis por aí.
Porque: Gente cansou, mas eu não estou lá no Atelier no momento.
Quem: Quem quizer

São tendências, pode crer! Mas, nada, nada, nunca acontece por acaso. Nem quando colocamos as palavrinhas no saquinho sacudimos e compomos poemas. Ah...poemas, os mais tudo a ver com certas coisas que estão acontecendo.

Qual a pior coisa que está acontecendo? Adivinha! É fácil.

Não esquenta.

Operações comerciais






E ela uma certa transparência difícil de encontrar.

As pessoas muitas vezes preferem aceitar a um vigarista qualquer a aceitar alguém honesto. O vigarista é mais verossímel.

_Seu nome não consta aqui senhora.

_Consta sim. Aqui está.

_Ah, sim.

...Ele deveria pedir desculpas, mas acha que chamar de senhora é educação o bastante. Não viu o meu nome, não pediu desculpas e não desconfiou do sujeito vestido de vigário com aquela bata. Não vou abrir um barraco, mas também não vou ser muito delicadinha.

_Este comprovante não serve.

_Não serve mesmo? Pois, então nada feito.

Ela guardou muitos papéis apressadamente na pasta e saiu pisando duro na plataforma de salto médio e confortável. Estes centímetros a mais poderiam lhe trazer mais credibilidade financeira.

_Então, tiau!

_Tiau!

Parece que não foi um prazer para os dois, quase contratante e quase contratada, mas quem sabe noutra ocasião venha a ser em outro local e com outro ser. Até mesmo os contratos, tratos e distratos são passageiros, como tudo. Até mesmo os cupins que se renovam a cada ano com a comilança dos papéis passam e ano que vem teremos nova geração de cupins mais resistentes. Mas, eu existo sim. Vou comprovar isso, pode ter certeza. Não sou apenas uma mulher virtual não. Ou sou? O que é que você acha?

Wednesday, October 18, 2006

Agora

Cerejas ao molho de chocolate num sorvetinho de morango.
Que tal?
Por enquanto é isso.
Só.

Friday, October 13, 2006

Fractal

Bonito de se ver.

http://infinitezoom.com

Caleidoscópios-tipo-caleidoscópios

"No caleidoiscópio das mudanças conserve apenas aquilo que é imutável."

Procuro não chorar muito porque me incham os olhos.

<><><>

Senti alguma coisa querendo arrebentar. Um bloom.

<><><>

Alô! Sou eu, Pâmela. Estou ligando para saber como você está. Cê tá bem?

Tá, então é isso que importa. ... Estou bem sim.

Na verdade ela não estava muito bem e coisa e tal, mas era para a ouvir a voz dele, só isso. E sabia que a conversa não haveria de dar certo caso se estendesse. Levou quarenta anos para aprender, mas conseguiu.

<><><>

Eu estou bem. Tenho sabedoria o bastante para estar bem mesmo quando não estou bem.

<><><>

Um dia depois do outro...

<><><>

Não, eu não chorei. Chorar faz mal para os olhos e pode trancar o nariz.

<><><>

Quando choro é só uma gotinha.

<><><>

Crab aple

A flor da maçã

O floral da maçã

Limpa e digna

Organizada - Detalhes, mas sem perder a visão do todo

Uma chuva de pétalas e a terra numa certa concretude, numa certa praticidade...Objetivamente...

<><><>

E agora Uma alma específica para para outra

alma específica:

Oi, tudo bom? Um dia haveremos de compartilhar alguma coisa muito boa, muito natural, amiga e carinhosa. Você não acha? Você não quer?

Não estou falando de sexo. Existe uma miséria sexual muito grande no mundo. Mas, não estou falando de sexo, nem de dinheiro. Nada disso. O sexo muitas vezes pinta numa relação como um complemento do amor. Talvez para os homens, talvez para você o sexo seja mais importante.

<><><>

Chego e sinto o ambiente. Depois de ver como se comportam as pessoas digo a que venho. Já que já me conhecem, vou falar sobre...é uma história curta apenas, muito interessante. Vocês vão gostar. Nome do livro e autor. Gosto de contar histórias. Conforme sinto o ambiente posso dramatizar mais ou menos. Isso depende da permissão interior e exterior. Faço as pessoas ficarem curiosas, interessadas. Repito as mesmas palavras. Estou um pouquinho nervosa. Tudo bem. Eles querem saber o final agora. O final foi escolhido a dedo. Esta história deixa um furo, uma dúvida sobre a culpabilidade ou não do personagem central, nosso herói.

<><><>

Se eu pudesse seria difícil contar uma história para ti. A história da Ovelha bebê...Só para ti seria muito difícil se eu olhasse em torno e sentisse seus olhinhos desconfiarem de que a história que eu iria contar não é boa o bastante, mas te garanto que é. Talvez você queira saber desta e de muitas outras histórias. Tenho uma esperança linda e triste que um dia você sente e olhe bem para mim que vou te contar muitas histórias. Eu li uma enciclopédia de Mitologia Grega. Bem sei que esqueci muitas coisas, mas tem muitas coisas inesquecíveis. Também sei outros mitos, histórias da Bíblia, estou relendo agora a história do Brasil e algo sempre mais sobre a Inglaterra. Tenho muitas histórias para te contar, meu amor. Deus seja grande e bom comigo como ele realmente é e mostre isso para que eu possa te contar muitas coisas. Muitas...

Você

que trancou o quarto e levou a chave, tomaste posse de uma porção inestimável da minha alma, quer ficar em paz comigo e eu também quero ficar em paz contigo. Coincidência...Hemos de fazer nossos caminhos sempre neste sentido. Desejo e espero que assim seja.

<><><>

Esquadrias, esquadros, nexos desconexos,

Figuras obtusas, desenhos racionais sem vida. Não me sinto muito bem

com geometria pura sem relevo ou textura.

Quero fugir daqui. Por um instante me sinto sem lar neste lar.

Eternidade...

Momentos...

Fracões...

Sensação de não saber de nada a consolar-me de toda dor.

Quando quizeres

saber muito demais a meu respeito,

então te responsabiliza por mim. Esse é o preço que eu cobro. E, então vai ficar ou já está de saída?

Amor e dinheiro

Alguns davam mais importância para o dinheiro, outros davam mais importância para o amor. Uns demonstravam amor com dinheiro e outros demonstravam dinheiro com amor. Mas, ninguém acertava muito. Todos se complicavam nestas químicas. Todos estavam carentes. Todos tinham seus conflitos e o dinheiro e o amor que recebiam não provava nada. Estavam todos inseguros, precisando amadurecer tardiamente, muito tardiamente e quase a beira do fim. Tem gente que não aprende mesmo. Quando é que vou aprender?

Hoje desesperei, mas prometi em seguida não levar a sério meu desespero e não dar forças a ele.

Já fui muitas vezes exposta. Isso se deve ao meu próprio perfeccionismo e vaidade, indicadores de mudanças a serem feitas, reformas pessoais a serem programadas e iniciadas num processo contínuo que já vem ocorrendo a muito tempo e necessitam apenas de novos inícios, de novos impulsos.

Não caibo mais aqui nestas paredes e necessito paisagens, nomandismo, buscas...

<><><>

Tive um sonho curioso. Não foi contigo e ao mesmo tempo foi contigo. Tive um sonho com a parte masculina de mim. Esta parte precisa ser colocada para que eu tenha um papel mais digno no social.

<><><>

Não aceitei lavagens cerebrais. Abraço meu passado. Da mesma forma quero abraçar sempre o presente e o futuro.

<><><>

O medo que sinto é insignificante.

<><><>

Significo e dou significado, mas perco-me no caminho quando se trata do outro. O outro é meu ponto de interrogação. Eu o escuto, mas da mesma forma gostaria de ser escutada. Sou muito inteligente para o outro porque o sinto, porque o escuto e preciso deixar de permitir que o outro me invada de forma expositiva sem respeito a privacidade pessoal. Conto para isso com esta coragem de estar só que me deprime e vicia. Sou pouco interessada no outro. Introspecção de mais faz mal e somente eu mesma posso ter o tempero, a quantidade destes espaços. Só eu tenho a chave do meu próprio equilíbrio. Ser errante que sou faço desandar as claras em neve.

<><><>

Gostaria de gritar de uma forma que você ouvisse. Gostaria hoje que você me socorresse de você mesmo. Iria para um lugar deserto cheio de árvores com um córrego e gritaria teu nome. Tu virias num cavalo branco com manchas pretas como a dos dalmas e me tormaria dos braços. Tu virias me abraçar e diria apenas algumas palavras eficazes e então voltarias para teu trabalho. Eu estaria forte e teria um segredo. Uma mulher precisa aprender a guardar segredos para poder tê-los. Eu deveria ter guardado melhor este segredo do coração. Todos souberram no meu desespero que eu te queria. Mas, por acasso eu te quero?

Tuesday, October 10, 2006

O Código Da Vinci- o filme

Sim, somente ontem vi o filme, finalmente. Falaram tanto que eu não tinha muita curiosidade. O livro esteve próximo a mim e não o li. Mas, supreendi-me: Que maravilha! Quanta imaginação do autor ao escrever esta história com uma trama lógica misteriosa e impressionante. E não sei de algum filme com o Tom H. que eu não tenha gostado.

Por coicidência eu estava estudando nas aulas de Inglês sobre a lenda do Rei Arthur, em meio a alguma história da Inglaterra. A lenda do Rei Arthur é mais interessante do que a História dos Reis de uma história oficial sanguinária em alguns casos (Alguns?). Lenda do Reio Arthur também foi vista no curso de Florais e Mitologia do Instituto do Ser em uma visão Junguiana. A título de ilustração também a de mencionar-se o filme Excalibur.

Sem fundamento a crítica do cristianismo em relação ao filme, pois nada deveria ser proibido em termos de se soltar a imaginação e inúmeras elocubrações já foram feitas, tanto no bom quanto no mau sentido, à respeito do Santo Graal, assunto que nos leva àquilo que podemos chamar de grande mistério. Sim...Um imenso mistério fertizando neurônios e despertando interesse. Uma lenda, um mito, baseado na realidade pode servir como chave para muitas idéias, deduções e reflexões sobre nossas próprias vidas.

Vamos chegar inclusive aos templários com o mito do graal. Aqui vamos ter a chance de compreender algo oculto em nossas aulas de história do colégio. Nem sempre as aulas eram interessantes e haviam muitas perguntas para responder sendo que nem sequer estas perguntas dispertavam curiosidade como aquilo que se pode ser falar da história que o povo conta e vai se perdendo e se achando por aí, sendo que durante anos e mais anos fica proibido falar sobre o cálice do graal por exemplo por questões de poder, obviamente. Bem, lá pelas tantas o cálice do graal vai parar na ordem dos templários e então ficamos sabendo do mais interessante de tudo isso: o cálice é símbolo do feminino e bebendo deste cálice podemos ter o resgate da Anima Mundi, feminino negado, colocado a sombra. E o poder da Deusa, ou como creio, aspecto feminino do Divino, passa a iluminar-nos novamente. Nesta fantasia, o filme Código da Vinci nos dá ciência da descendência de Cristo como mito moderno. Cristo e Madalena geraram neste mito e uma mulher não apenas é digna do graal como é o Graal: recipiente onde se coloca o conteúdo: Luz, pura Luz. Que este vazio imenso que gesta a existência encha-se de Luz do Amor e desta imensa taça quem beber jamais terá sede ou fome, não havendo mais necessidade de ninguém, qual quer que seja, deter o poder para si em forma de desequilibrio. Assim, equitativamente poderá ser dado a cada um aquilo que já é seu por natureza.

Sunday, October 08, 2006

"A espada era a lei"

Sim. Era...Mas, ele usou uma caneta, um teclado... E eu também vou me expressando. Acho que um dia vencerá a Justiça, a Igualdade entre os homens, a Verdade e tudo de bom. Neste dia uma linda mulher beijará um belo homem. Smach...Que romântico! Defenderemos nossos valores na terra, num feito heróico e cotidiano que nem sempre é observado e está em cada gesto. Cada vez mais se pode sentir do lado de dentro nossa única certeza. E isso não requer, a meu ver maiores explicações.

Rejubilai-vos, tu, oh Milord!

Meu amor é forte e tem este poder de Ser e transformar seu mundo para que todos sejam aquilo que São.


Obrigada ao site:
www.olhares.com
Um site de fotografias